Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O jardim da vida

No jardim da vida, todos os seres estão inter-relacionados. Existem porque um depende do outro.  O sustento é - a dependência. Uma flor que floresce depende do beija-flor que dela tira seu alimento, enquanto se alimenta, suja-se de pólen e assim vai, sujo a procura de outra flor, dá-se a polinização. O beija-flor alimentado tem energia para voar, acasalar e reproduzir. A flor que ele polinizou, também depende do solo que lhe dá base e nutrientes, da chuva que lhe fornece a água, da energia solar e do gás carbônico para produzir sua fonte de energia, vinga-se o fruto. Deste, deu-se o alimento para outros animais não humanos e humanos, direta ou indiretamente. Em constância com o tempo toda vida se esvai, transforma-se em matéria orgânica e será fonte de alimentação de outras vidas desse jardim é - o ciclo de retroalimentação (feedbaack).
Não vivemos isolados, estamos em correlação com os outros e com todas as formas de vida. Apenas, esquecemos disso a maior parte do tempo e existe quem não tenha reparado nessa relação de interdependência. Pensamos e nos entendemos como seres individuais.
Dessa concepção desenvolvem-se todas nossas mazelas: a rejeição, a cobiça, o ódio, o preconceito e toda a infeliz lista de nossas imperfeições. Se nos enxergássemos como um acorde de uma melodia. Como parte de um todo. Não sofreríamos pensando que não temos nada. Tudo nos pertence e pertencemos ao todo.
Porque a vida é uma teia intrincada, uma rede de fios individuais tecidos por todos. Cuidado com fio que você ajuda a tecer essa rede e cautela com o fio que te enrosca.
Em uma análise reflexiva, essa extensão da consciência ecológica é espiritual.

3 comentários:

  1. Vivemos em uma constante teia. Acredito que possamos traçar a nossa teia, ou seja, traçar a nossa própria vida, o nosso próprio destino. Não é o futuro que desenha, e sim o presente que realiza. Vida, uma palavra tão pequena, não é mesmo? Ninguém tem uma definição exata para essa palavra, por ser mais complexa do que pensamos, mas você, sim, você, consegue fazer uma breve dedução embargada no espiritualismo e banhada na paz e na leveza das palavras sobre vida. Excelente análise para cogitar a manhã de terça-feira. Beijos e aguardo a próxima postagem! Estou ansiosíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua reflexão, contudo você já leu: A alma do homem sob o socialismo do autor - Oscar Wilde?
    Você vai adorar...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  3. Não, mas já vou providenciar...mesmo pq admiro Oscar Wilde, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir